FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O filme Almofada de Penas, animação em stop motion que teve sua produção desenvolvida em Florianópolis, foi selecionado para participar do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy (França). O evento é considerado o maior e mais importante festival de animação do mundo e será realizado no mês de junho.  O curta, que tem 12 minutos, é o único filme catarinense selecionado para o festival, exatamente no ano em que o Brasil será homenageado por suas animações.

O projeto para a criação do filme Almofada de Penas começou como tese do diretor Joseph Specker Nys no curso de design gráfico na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Foi lá que nasceu o roteiro e foram feitos os primeiros estudos sobre impressão 3D e sistemas de expressões para os futuros bonecos da animação. Trata-se de uma adaptação do conto “El Almohadón de Plumas”, do escritor uruguaio Horacio Quiroga, destinada ao público adulto.

O primeiro passo para começar a financiar o projeto foi por meio do crowdfunding, uma forma de arrecadar recursos entre apoiadores pela internet. Esses recursos nos permitiram iniciar estudos relacionados a bonecos, cenários e expressões. Posteriormente, o projeto foi contemplado no programa Rumos Itaú Cultural 2013/14, entre mais de 15 mil projetos inscritos. A produção do curta-metragem foi concluída em janeiro de 2018. Foram necessários aproximadamente dois anos de conclusão e mais de seis anos desde a sua concepção.

No Festival de Annecy, o filme estará na seleção oficial de curtas “Perspective”. O júri para este prêmio será composto por três jovens estudantes de arte.

A estreia mundial acontecerá na França no Festival de Annecy, e a estreia nacional acontecerá no maior festival de animação da América Latina, o Festival Anima Mundi.

Wolrd Premiere no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy - Seleção Oficial de Annecy, 2018.
De 11 a 17 de junho.

Festival Internacional de Animação Anima Mundi - Selecção Oficial Anima Mundi 2018.
De 24 a 29 de julho no Rio de Janeiro e de 1 a 5 de agosto em São Paulo.

Peças como cenários, bonecos, moldes e figurinos utilizados durante as gravações estão expostas desde o dia 22 de março no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), na capital. A mostra, que segue até 17 de junho, já recebeu a visita de cerca de três mil pessoas. A pré-estreia do filme foi realizada junto com a abertura da mostra, em três sessões na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC).

Sinopse
Logo após seu casamento, Alicia contrai uma doença inexplicável, enquanto seu marido Jordão presencia tudo de modo indiferente. Algo oculto a está enlouquecendo. A doença faz a jovem mulher mesclar a realidade com alucinações monstruosas.

Equipe:
Diretor e Roteirista: Joseph Specker Nys
Produção Executiva: Maria Emília de Azevedo e José Manuel Sappino
Assistente de Direção: Matias Eastman
Diretor de Animação: Pedro Peluso
Diretor de Fotografia: Marcos Vinicius D'Elboux
Diretor Musical: Júlio Miotto
Foley: Daniel Becker
Diretor de Arte: Joseph Specker Nys
Artista Conceitual: Icaro Yuji
Puppetmaker: Marcos Telles e Ana Barroso
Vestiários: Andressa W. Klawa
Diretor de Pós-Produção e VFX: Moacir Barros - Siso
Realização: Dois Platanos Filmes (Brasil)
Coprodução: Plural Filmes (Brasil) e Muringa (Brasil)
Produtor Associado: Cuenco Cine (Uruguai) e Flow Images (Brasil)


Trailler oficial:
https://vimeo.com/260687004

Tumblr do Filme:
almofadadepenas.tumblr.com

Página no Facebook:
https://www.facebook.com/AlmofadadePenas

 

Ascom FCC