ATENÇÃO: O Cineclube Cinema Unisul suspendeu as exibições por duas semanas, a partir do dia 16 de março de 2020. As sessões desta sexta, sábado e domingo (13, 14 e 15 de março) estão mantidas.  A iniciativa deve-se à proibição, por parte da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da realização de eventos com mais de 100 pessoas em ambientes fechados. A medida tem caráter preventivo ao alastramento do novo coronavírus, tendo em vista os casos já confirmados na Grande Florianópolis.

A programação gratuita que ocorre de quinta-feira a domingo, às 20h, na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) exibirá, em março, um documentário brasileiro, uma ficção francesa e uma trilogia italiana de filmes de Antonioni. As sessões têm entrada gratuita e são fruto de uma parceria entre a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), administradora do espaço, e o curso de Cinema da Unisul, responsável pela curadoria dos filmes.

Programação:

Dia 5 de março (quinta-feira):

quem precisa de identidadeQuem Precisa de Identidade?
Direção: Kátia Klock
Gênero: Documentário
País: Brasil
Ano: 2020
Duração: 83 minutos
Sinopse: Histórias íntimas e coletivas despertam sensibilidades para questões sociais latentes. São mulheres, homens, pessoas LGBTs, povo de santo, imigrantes que ganham a tela com suas vivências e experiências, colocando em debate o que é ser negra e negro no Brasil. Em grupos e em ações individuais elas mobilizam ativismo e superação na luta cotidiana pela existência e por um lugar de respeito e de direitos.

 

De 6 a 8 de março (de sexta-feira a domingo):

ladrão de sonhosO Ladrão de Sonhos
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Gênero: Aventura/Drama/Ficção Científica
Ano: 1995
Duração: 112 minutos
País: França
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Krank e seus capangas foram criados por um cientista louco, e tem como maior tormento sua incapacidade de sonhar. Como solução, ele começa a sequestrar crianças para roubar seus sonhos, mas como ele as assusta, só consegue seus pesadelos. Quando o irmão mais novo de um forte dono de circo é levado por Krank, ele o persegue junto com seus excêntricos amigos até conseguir achar seu irmão e por fim no reinado do vilão.

De 12 a 15 de março (de quinta-feira a domingo):

a aventuraA Aventura
Direção: Michelangelo Antonioni
Gênero: Drama
Ano: 1960
Duração: 140 minutos
País: Itália
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Um grupo de italianos ricos está em um cruzeiro pela costa da Sicília, quando uma das integrantes desaparece misteriosamente. Seria assassinato, sequestro, acidente ou suicídio? Enquanto seu namorado e sua melhor amiga a procuram pela Itália, eles começam a ter um caso. Superando nossas expectativas, Antonioni transforma um mistério em uma reflexão sobre a existência humana. A Aventura é mais uma pérola do cinema italiano dos anos 60. No filme, Antonioni procura analisar o isolamento emocional, a decadência moral, a falta de comunicação, a fragilidade dos sentimentos, o vazio, existentes no mundo das pessoas abastadas da época. Este filme forma com A Noite e O Eclipse, a famosa trilogia de Antonioni sobre “o tédio existencial”.

De 19 a 22 de março (de quinta-feira a domingo):

a noiteA Noite
Direção: Michelangelo Antonioni
Gênero: Drama
Ano: 1961
Duração: 122 minutos
País: Itália
Classificação Indicativa: 16 anos
Sinopse: Após dez anos de casamento, Lídia e Giovani passam uma noite permeada de momentos de angústia e luxúria, numa busca involuntária de respostas para a crise de seu relacionamento. Segundo filme da célebre “trilogia da incomunicabilidade”, formada ainda por A Aventura e O Eclipse.


De 26 a 29 de março (de quinta-feira a domingo):

eclipseO Eclipse
Direção: Michelangelo Antonioni
Gênero: Drama
Ano: 1962
Duração: 126 minutos
País: Itália
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Após passar a noite discutindo, Vittoria rompe com Riccardo, seu namorado. Ao ir se encontrar com a mãe na Bolsa de Valores, Vittoria conhece Piero, um jovem e elegante corretor da bolsa. Ele é um sedutor, mas ela resiste no início. Gradativamente Vittoria vai se apaixonando. O Eclipse é a última parte da célebre “trilogia da incomunicabilidade”.