De 2 a 4 de março, a Sessão Cinemática apresenta longas brasileiros com o tema Entre Bordas e Delicadezas. Serão exibidos os filmes Na Cidade Onde Envelheço, Lembro mais dos Corvos e A Princesa do Beco e o Lampião Cromado. Todas as sessões serão precedidas de exibição de curtas às 19h e debate a partir das 19h30, com a projeção dos filmes às 20h no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). A entrada é gratuita.

Nas bordas entre a ficção e o documentário existe uma linha tênue que não distingue gêneros. Quando as narrativas são sobre as existências e coexistências no mundo, o tema liga planos sobre linguagem que transborda em delicadezas narrativas. Os três filmes apresentados neste mês desconstroem as beiradas entre os gêneros de ficção e documentário.

A Sessão Cinemática é realizada em cooperação com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS), apoio Videcamp e Vitrine Filmes. Programação, produção e texto de Pedro MC. Organização Claudia Aguiyrre e Chico Caprário.

Curtas

No dia 2, a cineasta Maria Emília de Azevedo apresenta seu curta Mulher Azul (20min, 2011), contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema, e rodado na região de Provence, no sul da França.  A cineasta catarinense vai falar um pouco sobre a experiência de ter rodado recentemente seu primeiro longa-metragem, e o processo de montagem e previsão de lançamento.

Na terça-feira, 3, o premiado curta-metragem Selma Depois da Chuva (2019, 15min), que conta a história de uma mulher trans que reencontra a mãe, será apresentado pela diretora Loli Menezes e a atriz Selma Light. O projeto foi primeiro lugar no edital do Ministério da Cultura, na categoria Carmem Santos, que premia diretoras mulheres.

E dia 4, quarta-feira, serão exibidos trechos de curtas-metragens realizados pela produtora Usina da Imaginação, com os realizadores Rita de Cassia Oenning Silva e Kurt Shaw. Focados em produção colaborativa, os realizadores criaram as plataformas de produção colaborativa Shine a Light, FavelaNews e CurtaCanoa, este com temática indígena. Os realizadores vão conversar com o público presente sobre as recentes produções e parcerias internacionais.

Programação:

02/03 (segunda-feira):
19h:
Exibição do curta-metragem Mulher Azul (De Maria Emília de Azevedo / 20 min)
19h30:  Conversa com a diretora Maria Emília de Azevedo.
20h: Exibição do filme:

A cidade onde envelheco 2Na Cidade Onde Envelheço
Ano: 2016
Direção: Marilia Rocha
Classificação: 12 Anos
Sinopse: Quarto longa da cineasta mineira, o primeiro de ficção após uma carreira prestigiada de documentários. O filme inundou o Festival de Cinema de Brasília e de Biarritz na França. Duas amigas portuguesas moram em BH e se encontram em meio a indeterminações em sentidos que não as fazem nem pensar sobre namoro. A imanência é fluída sobre existirem.

 

03/03 (terça-feira):
19h: Exibição do curta-metragem Selma Depois da Chuva (De Loli Menezes / 20 min)
19h30: Conversa com a diretora Loli Menezes e a atriz Selma Light
20h: Exibição do filme:

corvosLembro mais dos corvos
Ano: 2019
Direção: Gustavo Vinagre
Classificação 14 Anos.
Sinopse: A linguagem da ficção dá forma à conversa rodada em única locação, com a atriz Julia Katharine. Mulher trans, Julia conta na intimidade de seu apartamento como a violência inerente a sua orientação sexual, no seu crescimento como pessoa, a fez encontrar um refúgio no cinema. A fluidez entre gêneros narrativos é trabalhada pela talentosa direção, que faz transitar entre afetos e ironias as bordas de delicadeza do encontro.

04/03 (quarta-feira):
19h: Exibição de curtas-metragens selecionados da Usina da Imaginação
19h30: Conversa com  os diretores Rita Oenning Silva e Kurt Shaw
20h: Exibição do filme:

PRINCESA FOTO 1A Princesa do Beco e o Lampião Cromado
Ano: 2017
Direção: Kurt Shaw e Rita de Cássia Oenning da Silva
Classificação 10 Anos.
Sinopse: Rodado com a comunidade de favelas do Recife a partir do olhar das crianças que ali participavam de oficina de documentário. O norte-americano Kurt Shaw, criador de oficinas de realização para melhores práticas de infância, co-dirige com sua companheira catarinense Rita de Cássia Oenning da Silva, pesquisadora com pós doutorado em estudos de arte, sociedade e cultura, em trabalho com crianças originárias na Amazônia. A ficção ganhou reconhecimento de diversos festivais e cineclubes pelo mundo, sendo reconhecido como Melhor Longa de 2017m concedido pela Subversive Cinema Society em Los Angeles, na Califórnia.O Subversive Cinema tem como objetivo reconhecer obras originais que estão fora das principais normas e tendências da indústria cinematográfica, homenageando películas que rompam fronteiras, desafiem concepções artísticas e experimentem novas formas de narrativas.


Serviço:

O quê: Sessão Cinemática - Entre Bordas e Delicadezas
Quando: de 2 a 4 de março de 2020. Atividades e debate a partir das 19h; projeção às 20h.
Onde: sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Entrada gratuita
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/526668374627126/