O Projeto Quartas Italianas recebe no dia 30 de outubro, às 17h30, o poeta e escritor italiano Valerio Magrelli para uma conversa com o público. O encontro ocorre na Biblioteca de Arte & Cultura, localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), com o apoio do Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana da Universidade Federal de Santa Catarina (Neclit/UFSC) e tem entrada gratuita.

Magrelli é um dos maiores autores da literatura italiana na atualidade e conversará sobre o laboratório do escritor, o papel do escritor e sobre seu primeiro livro publicado no Brasil: 66 poemas (Rafael Copetti). Em sua passagem pelo país, o escritor ainda estará em São Paulo e em Belo Horizonte.

Quartas Italianas abre espaço para o estudo e debates sobre a literatura italiana moderna e contemporânea. O Projeto promove encontros mensais (sempre na última quarta-feira do mês) para uma roda de leitura de autores italianos.

Sobre o escritor

Valerio Magrelli é, sem dúvida, uma das grandes vozes do panorama literário italiano contemporâneo. Romano de nascença conta com 40 anos de uma carreira de grande repercussão entre o público em geral e a crítica mais especializada, sendo traduzido para diferentes línguas, dentre elas inglês, espanhol, francês. Poeta, tradutor e professor de literatura francesa na Università di Roma III, Magrelli é da mesma geração de outro poeta que vem ganhando espaço em nosso mercado editorial, Enrico Testa, também editado pela Rafael Copetti Editor.

Sua escrita poética tece relações com outros saberes, como a filosofia e a ciência; precisão e paciência caminham juntas em sua escrita. Como ele mesmo já afirmou, há um prazer pelo jogo com os instrumentos da poesia e do poético, que vai sendo tensionado em várias dimensões e direções. Jogar com os versos e jogar em versos toca tons civis, morais, políticos, delineando paisagens naturais, topografias e paisagens tecnológicas.

66 poemas é uma antologia que percorre seis livros e conta ainda com uma seção de textos inéditos. Os livros abarcam mais de quatro décadas de trabalho: Ora serrata retinae (1980), Naturezas e nervuras (1987), Exercícios de tiptologia (1992), Legendas para a leitura de um jornal (1999), Distúrbios do sistema binário (2006), O sangue amargo (2014).  A palavra de Magrelli se abre para o diálogo com as de autores que lhe são caros: Rilke, Auden, Nabokov, Berkeley, Rousseau, Mandelstam, Michaux, Luzi, Caillois, Larkin, Nietzsche, Baudelaire, Montale, Dante, Pagliarani, Borges.

Serviço:

O quê: Projeto Quartas Italianas recebe o escritor Valerio Magrelli
Quando: 30 de outubro de 2019, às 17h30
Onde: Biblioteca de Arte e Cultura do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Informações: (48) 3664-2683.