A primeira edição do "Floripa Que Horror!" Festival Internacional de Cinema Fantástico, será realizada de 15 a 18 de agosto, na sala de cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). A curadoria deste ano teve como principal objetivo a factualidade e a qualidade: 98% da seleção é feita por longas e curtas-metragens inéditos em Santa Catarina, inclusive com filmes internacionais que não passaram ou passarão pelos cinemas. A intenção da organização é que o evento sja realizado anualmente.

Para a première foi selecionado o espanhol “Casa de Sudor y Lágrimas”, da diretora Sônia Escolano, cujo tema de fanatismo religioso dialoga com o que de melhor o gênero vem trazendo nos últimos anos. A sessão de curtas, que homenageia o falecido crítico de cinema Rubens Ewald Filho, prioriza filmes com passagens pelos principais festivais do cinema de horror – nacionais e internacionais. O terceiro dia carrega um dos nomes mais expressivos do gênero no cinema nacional, Rodrigo Aragão, com a primeira sessão de “A Mata Negra” em Santa Catarina.

Encerrando a primeira edição, 18 de agosto, o aclamado filme canadense “Lifechanger”, de Justin McConnell, e a revelação do curta-metragem premiado pela escolha dos realizadores.

Programação:

Dia 15 de agosto

FQH2019 CASA POSTER DIA15B20h: Apresentação com Lirous K’yo
Homenagem a Franklin Cascaes.

20h15: Trailers:
Longa "In Search Of Darkess" *INDIEGOGO PRE SALE CAMPAIGN* (USA)
Longa “O ESPIRAL DE CONTOS DE DEOLINDO FLORES” de Rodrigo Araújo e Thiago L. Soares (SC/BRASIL 2019)
Curta “O REFLEXO DO ABISMO” de Rafael Minari (SC/Cinema UFSC SC/BRASIL).

20h20: CASA DE SUDÓR Y LAGRIMAS
(2018) - Horror, Drama
Espanha - 94 min - Classificação: 16 anos
Ela, líder de uma seita religiosa, lidera um grupo de pessoas. Todos moram juntos em um lugar claustrofóbico. A chegada de um personagem misterioso muda tudo.

Dia 16 de agosto

Sessão Rubens Ewald Filho

almofadas20h:
ALMOFADA DE PENAS
Dir.: Joseph Specker Nys, 12 min, SC/Brasil
Após a lua-de-mel, Alicia começa a sofrer de uma doença inexplicável. Enquanto mergulha numa realidade repleta de alucinações monstruosas, seu marido observa com indiferença.

UTERUS
Dir.: Pedro Antoniutti, 15 min., RS/Brasil
Eventos perturbadores - todos circunscritos no mesmo local - transformam as vidas de quatro pessoas.

O BOSQUE DOS SONÂMBULOS
Dir.: Matheus Marchetti, 21 min., SP/Brasil
Hóspedes de um antigo hotel caem sob um feitiço noturno. Vozes os convidam para dançar bosque adentro, num baile de sombras onde poderão vivenciar os seus desejos mais secretos.

DEAD TEENAGER SÉANCE
Dir.: Dante Vescio, Rodrigo Gasparini, 21 min., Brasil
No limbo, um grupo de adolescentes mortos decide se vingar de seu assassino invocando-o para o seu mundo.

POP RITUAL
Dir.: Mozart Freire, 20 min., CE/Brasil
Padre João prende um vampiro e o visita para um regime de experimentos científicos e estranhezas - que se tornam uma alucinada relação entre erotismo e o sobrenatural.

NECRÓPOLIS
Dir. Ítalo Oliveira, 15 min. BA/Brasil.
A história se passa na cidade fictícia de Mucunã e gira em torno de Milena (Ruthe Maciel), sobrevivente solitária que vive no semiárido nordestino em um mundo pós-apocalíptico. O enredo da história se constrói a partir de um fungo que contaminou a população mundial, transformando as pessoas em zumbis. A partir da imagem de Milena, a trama busca enfatizar a força da mulher sertaneja e da mulher negra para enfrentar as dificuldades e sobreviver.

ONI
Dir.: Diogo Hayashi, 18 min., SP/Brasil
A fazenda não é mais fértil. Tentando compreender o problema, o botânico Ichiro acabará chamando a atenção de seres há muito esquecidos.

Cova Humana
Dir. Joel Caetano. 10 min, SP/Brasil.
Ganhador do último Curta-Con, um homem enterrou sua dor profundamente, mas ela insiste em voltar.

Dia 17 de agosto

Sessão Sangra Catarina

A MATA NEGRA poster20h:
Trecho do programa “Crash”, de Christian Caselli / Entrevista com Petter Baiestorf e Gurcius Gewdner

20h20:
A MATA NEGRA
(2018), de Rodrigo Aragão
Brasil - 98 min - Classificação: 16 anos
Em uma floresta do interior do Brasil, a jovem Clara vê sua vida mudar para sempre quando encontra o Livro Perdido de Cipriano, cuja magia, além de conceder poder e riqueza a quem o possui, é capaz de libertar uma terrível maldição sobre a terra.

Dia 18 de agosto:

Sessão Cinemática
LIFECHANGER POSTER20h:
LIFECHANGER
(2018), de Justin McConnell
Canadá - 84 min - Classificação: 16 anos
Drew é um ser que, para sobreviver, deve transmutar para outros corpos. Uma vez que habita um novo corpo, este começa a apodrecer, de forma que Drew necessita constantemente encontrar corpos para habitar, o que acaba criando um rastro de assassinatos.

Realização: Cinemática e Sangra Catarina
Curadoria: Andrey Lehnemann
Projeto Catarse: Editora Skript e Fernanda Baptista
Produção e Design: Pedro MC