Filmes do Brasil, do Japão e da França compõem a programação do Cineclube da Mostra de Cinema Infantil do mês de abril.  As sessões do Cineclube Infantil acontecem todos os sábados às 16h, na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada gratuita e classificação indicativa livre.

o menino no espelhoDia 06 de abril

O menino no espelho (de Guilherme Fiuza Zenha, ficção, Brasil, 2014, 74 min)

Da obra de Fernando Sabino. Aos 10 anos, o pequeno Fernando está cansado de fazer as tarefas chatas. Seu sonho é ter um sósia para cuidar delas enquanto ele poderia se divertir à vontade. Um dia, é exatamente isso que acontece: seu reflexo deixa o espelho e ganha vida.

o reino dos gatos

Dia 13 de abril

O Reino dos Gatos (de Hiroyuki Morita, animação, Japão, 2004, 75min)

Haru salva um gato que estava prestes a ser atropelado por um caminhão e descobre que ele é, na verdade, um príncipe. Por gratidão o Rei dos Gatos a pede em casamento, e a menina é levada para o Reino dos Gatos. Agora, ela quer sua liberdade.

medico de monstro Dia 20 de abril

Sessão de curtas-metragens nacionais (63min)

:: A vida é tão boa (de Alcione Alves, SP, animação, 2016, 3min)

O fantástico caminhos das águas – da nascente ao mar – contado através de pinturas em movimento.

:: Médico de Monstro - foto - (de Gustavo Teixeira, ficção, SP, 2017, 11min)

Dudu já escolheu sua futura profissão, agora terá que enfrentar seus medos para se tornar um médico de monstros.

:: João, o Galo Desregulado (de Camila Carrossine e Alê Camargo, animação, SP, 2013, 10min)

Uma história bem-humorada de um galo que cantava na hora em que bem queria. Baseado em fatos reais.

:: Hugo, o monstro (de Humberto Avelar, animação, Rio de Janeiro, 2014, 4min)

Hugo é um monstro que mora embaixo de uma cama e tem um problema. Ele não assusta ninguém. Na verdade, ele tem medo de uma criatura desconhecida, maior e mais assustadora, que vive em cima da sua cama. Será que Hugo vai conseguir enfrentar os seus medos? E, afinal, quem será esse terrível monstro?

:: O Fim do Recreio (de Vinicius Mazzon e Nélio Spréa, ficção, PR, 2011, 18min)

No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história.

:: Bola de trapos (de Carlos Avalone, animação, SP, 2017, 4min)

Conflito e solidariedade entre três crianças que jogam futebol com uma bola de trapos e uma bola de couro.

:: Mãos de vento e olhos de dentro (de Susanna Lira, Rio de Janeiro, Ficção, 2007, 13min)

A amizade entre duas crianças que brincam de encontrar desenhos em nuvens se transforma depois que uma delas descobre um segredo.

contos da noiteDia 27 de abril

Os contos da noite - Les contes de lanuit (de Michel Ocelot, animação, França, 2011, 84min)

Todas as noites, uma menina, um menino, e um velho técnico se reúnem em um pequeno cinema. Embora o lugar pareça abandonado, ele é cheio de magia. Os três amigos pesquisam, inventam, desenham e se vestem como diversos personagens, a cada noite, encenam uma história, uma fantasia. Há bruxas e fadas, reis poderosos, lobisomens, belas e cruéis mulheres, catedrais e cabanas de palha, cidades de ouro e florestas escuras. Eles se sentem vivendo uma noite mágica em que tudo é possível.