O Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe nesta sexta-feira (15) a estreia do documentário Aquela Mistura, sobre o extinto bar Underground. A exibição começa às 20h, mas antes, a partir das 19h, o público confere shows das bandas Os Cafonas e Eutha. A entrada é gratuita.

O documentário de Lucas de Barros e Fábio Bianchini foi contemplado na edição 2014/2015 do Edital Prêmio Catarinense de Cinema, e faz parte da exposição Making Of 3, em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) de 13 de março a 12 de maio. O filme relembra a história do bar que começou em 1995, em Florianópolis, como uma casa de sucos, ganhou a atenção do público de rock alternativo local simplesmente pela trilha sonora, tocada em fitas cassete, e transformou-se em um palco conhecido nacionalmente, até fechar em 2004, após pressão das autoridades e dificuldades financeiras.

Foram entrevistados a família que tocava o bar, músicos, frequentadores, produtores culturais, jornalistas, curiosos e o delegado da Lagoa da Conceição durante a época. Entre eles, estão Wander Wildner, que chegou a morar no bar, Adriano Cintra, o produtor cultural e DJ Tiago Franco, o coreógrafo Alejandro Ahmed, o líder dos Phantom Surfers, Mel Bergman.

Além de histórias divertidas e de um olhar sobre a produção independente no período, o filme debate ocupação de espaço urbano de Florianópolis, relações entre grupos sociais, noção de cultura local, organização coletivista e comportamento, entre outros aspectos. Olhar de novo essa história 15 anos depois é, também, procurar entender como essas coisas se repetem, o que mudou e o que continua parecido em Santa Catarina.

Sobre o filme

Aquela Mistura
Lucas de Barros e Fábio Bianchini, 2019.
Documentário, 68 min, Cor, 12 anos
Sinopse: Na segunda metade dos anos 90, em Florianópolis, existiram dois bares que foram referências para toda uma cena musical independente no estado; o histórico e polêmico "Trópicos" que se transformou no mitológico "Underground Rock Bar" (popular bar do Franck) - símbolos de um original movimento cultural e comportamental que desafiou estereótipos e padrões atribuídos a uma cidade quase nunca associada ao cenário independente roqueiro.
Direção: Lucas de Barros e Fábio Bianchini Mattos | Produção: Carol Gesser e Fábio Bianchini

Sobre as bandas

Eutha: a banda Eutha (ex-Euthanasia) está completando 27 anos em 2019. O primeiro ensaio foi no Carnaval de 1992, em São José, na Grande Florianópolis. Representando a velha guarda do som pesado de Floripa, Eutha tem um repertório de hardcore old school, metal e punk, com influências de elementos do hip-hop, reggae, funk70, grindcore, death metal, música eletrônica e industrial, e letras que abordam o cotidiano. A banda é formada por Marcelo Mancha (baixo e voz), Jean Martins (guitarra e voz), Heráclito Maia (percussão, sampler e voz), e Johnny Duluti (bateria e voz).

Eutha já dividiu o palco com bandas como os nova iorquinos do Dog Eat Dog, os texanos do World Burns to Death, os californianos do Good Riddance e do The Adolescents, a lenda punk hardcore Riistetyt da Finlândia e ainda Vitamin-X e Terrorgroupp da Holanda. Do cenário nacional, destaque para shows com Ratos de Porão, BNegão, Sepultura, Pavilhão 9, Dead Fish, Garotos Podres, Marcelo D2, Raimundos, entre outras.

Os Cafonas: são os reis do trunk'a'billy de Florianópolis, até porque só eles tocam esse negócio: rock'n'roll divertido e dançante com letras sobrenaturais e surreais.

O quê: Estreia do documentário Aquela Mistura
Quando: 15 de março de 2019
19h: Show com as bandas Eutha e Os Cafonas
20h: Exibição do filme