No mês de março a Sessão Cinemática retoma a agenda mensal com filme Infiltrado na Klan, do diretor Spike Lee. A sessão será realizada na quarta-feira, 06, a partir das 19h30 e terá uma  conversa sobre racismo com Djavan Nascimento, do MNP (Movimento Negro Periférico), com o produtor cultural Kim Isac, também conselheiro da Rede Brasil Afroempreendedor - ReAfro/SC, com a educadora do Centro Cultural Escrava Anastácia, Juliana Mello, e com Mathizy Pinheiro, do projeto É Da Nossa Cor.

O filme aborda a história que se passa nos anos 70, em que o personagem Stallworth conseguiu se infiltrar na organização de extrema-direita racista Ku Klux Klan no estado do Colorado (EUA). O diretor Spike Lee adaptou a biografia de modo bem humorado usando todo repertório de linguagem que o identifica como um dos grandes cineastas de todos os tempos. Vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes 2018, o roteiro levou o Oscar no último domingo (melhor roteiro adaptado). Spike Lee lembra no filme os primórdios do próprio cinema para contextualizar o racismo que fundou o Novo Mundo, até chegar nas manifestações atuais contra o racismo e a intolerância.

O filme traz questões fundamentais que refletem na sociedade brasileira a urgência da representatividade no cinema, nos espaços públicos de cultura e a discussão sobre racismo.

Infiltrado na Klan

Direção: Spike Lee

Roteiro: Charlie Wachtel, David Rabinowitz, Kevin Willmott, Spike Lee
Com: John David Washington, Adam Driver, Laura Harrier, Topher Grace, Alec Baldwin

Não recomendado para menores de 14 anos.

 

Serviço:
Sessão Cinemática

Quando: 06 de março às 19h30. (O filme começa 19h40)

Onde: Sala de Cinema do CIC - Centro Integrado de Cultura, Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC.

Sessão Cinemática tem caráter educativo e não cobra ingresso. As sessões são gratuitas. Parceria entre Associação Cultural Cinemateca Catarinense ABD-SC, Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Agradecimentos para sessão especial de março à distribuidora Universal Pictures do Brasil.