Um dos cineastas mais longevos em atividade no país, além de compositor e músico, Sérgio Ricardo será homenageado com uma seleção especial de seus filmes que serão exibidos nesta quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. São cinco produções, que incluem os longas “Esse Mundo É Meu” (1964), “Juliana do Amor Perdido” (1970), “A Noite do Espantalho” (1974), e seu mais recente trabalho, “Bandeira de Retalhos” (2018), e o filme de estria, o curta “Menino da Calça Branca” (1961). As sessões estão marcada para às 20h e a entrada é gratuita (confira a programação completa abaixo).

A Mostra Especial Sérgio Ricardo é uma parceria entre o Cineclube Unisul e o projeto de extensão da UDESC, com tutoria do Professor Rafael Hagemeyer. O cineasta de 85 anos continua criando novos filmes. Sérgio Ricardo realizou seu primeiro curta-metragem “O Menino da Calça Branca” com fotografia de seu irmão Dib Lutfi e montagem de Nelson Pereira dos Santos em 1961. Seu primeiro longa, “Esse mundo é meu”, foi montado por Ruy Guerra e considerado um dos melhores filmes de 1964 pela revista “Cahiersdu Cinema”. Ele também colaborou com a trilha sonora dos principais filmes de Glauber Rocha, como “Deus e o Diabo” e “Terra em Transe”.

A Sala de Cinema do CIC está localizada na Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Bairro Agronômica, Florianópolis.

Confira a programação de filmes

Quinta-feira (24) – 20h

“Menino da Calça Branca”
Direção: Sérgio Ricardo - Gênero: Drama - País: Brasil - Ano: 1961 - Duração: 22 min - Classificação Indicativa: 16 anos
Um menino sonha em ganhar uma calça branca, identificando-a com a possibilidade de ascensão social. Mas quando a recebe de presente, as coisas não ocorrem como o esperado.

“Esse Mundo é Meu”
Direção: Sérgio Ricardo - Gênero: Drama - País: Brasil - Ano: 1964 - Duração: 85 min - Classificação Indicativa: 14 anos
Pedro trabalha numa serralharia em que não recebe aumento há anos, o que o impede de se casar. Toninho, engraxate, junta dinheiro para comprar uma bicicleta. O sentimento de injustiça, desencadeia neles um misto de impotência e revolta contra o sistema.

Sexta-feira (25) – 20h

“Juliana do Amor Perdido”
Direção: Sérgio Ricardo - Gênero: Drama - País: Brasil - Ano: 1970 - Duração: 92 min - Classificação Indicativa: 10 anos
Em uma ilha, pescadores são explorados, através da crença em Juliana, uma virgem tida como santa. Mas ela conhece Faísca, o maquinista do trem e resolve fugir com ele.

Sábado (26) – 20h

"A Noite do Espantalho"
Direção: Sérgio Ricardo - Gênero: Drama - País: Brasil - Ano: 1974 - Duração: 100 min - Classificação Indicativa: 14 anos
Cordel Musical. No nordeste futurista brasileiro, um coronel contrata um jagunço para manter a ordem nas terras que ele pretende vender. Com a seca, um vaqueiro lidera os moradores para reclamar a sua parte da produção.

Domingo (27) – 20h

"Bandeira de Retalhos"
Direção: Sérgio Ricardo - Gênero: Drama - País: Brasil - Ano: (1968/2008) - Duração: 90 min
Morro do Vidigal, Rio de Janeiro, 1977. Os moradores são surpreendidos pela prefeitura, que decidiu desapropriar o local, alegando risco de deslizamento. Em meio a resistência dos moradores, desenrola-se um violento triângulo amoroso entre Neno, Tiana e Bituca.