Neste sábado (24), o Teatro Álvaro de Carvalho recebe mais um espetáculo do festival Palco Giratório do Sesc. Traga-me a cabeça de Lima Barreto, da Cia dos Comuns, começa às 20h.

Inspirada livremente na obra de Lima Barreto (1881-1922), especialmente nos livros Diário íntimo e Cemitério dos vivos, o monólogo teatral reúne trechos de memórias impressas em suas obras, entrecruzadas com livre imaginação. O texto fictício tem início logo após a morte do escritor, quando eugenistas exigem a exumação do seu cadáver para uma autópsia a fim de esclarecer “como um cérebro inferior poderia ter produzido tantas obras literárias – romances, crônicas, contos, ensaios e outros alfarrábios – se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças superiores?”. A partir desse embate com os eugenistas, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, sua vida, sua família, a loucura, o alcoolismo, o racismo, sua convivência com a pobreza, sua obra não reconhecida, suas lembranças e tristezas.

Sobre o grupo

Criada em 2001 pelo ator Hilton Cobra, a Cia. dos Comuns é um grupo de teatro formado por atrizes e atores negros com a missão artística e política de desenvolver uma pesquisa teatral negra que possibilite maior conhecimento da nossa cultura, além de estimular o apuro técnico e ampliação do espaço de atuação profissional de artistas e técnicos negros no mundo das artes cênicas. É responsável pela encenação dos espetáculos A roda do mundo, Bakulo – Os bem lembrados, Candaces – A reconstrução do fogo (Prêmio Shell de melhor música), Silêncio e Traga-me a cabeça de Lima Barreto, sempre cumprindo temporadas populares no Rio de Janeiro e em outras cidades brasileiras. Também realiza projetos extrapalco, como o Fórum Nacional de Performance Negra (BA), encontro de diretores de grupos de teatro e dança negros (em parceria com o Bando de Teatro Olodum/BA) e Olonadé, a Cena Negra Brasileira (RJ), mostra de teatro e dança negros.

Ficha técnica:

Ator: Hilton Cobra - Dramaturgia: Luiz Marfuz - Direção: Fernanda Júlia - Cenário: Laboratório de Investigação de Espaços do Teatro Vila Velha (Vila de Taipa), Erick Saboya, Igor Liberato e Marcio Meirelles - Direção musical: Jarbas Bittencourt - Direção de movimentos: Zebrinha - Desenho de luz: Jorginho de Carvalho e Valmyr Ferreira - Figurino: Biza Vianna - Direção de vídeo: David Aynan - Adereços: Dominique Faislon - Assist. de direção, preparação corporal e vocal: Fernando Santana

Design gráfico: Ga e Bob Siqueira - Assessoria de imprensa: Márcia Vilella / Target Assessoria - Fotos: Adeloyá Magnoni, Marta Viana e Valmyr Ferreira - Produção executiva: Afonso Drumond/RJ - Operação de luz: Lucas Barbalho - Operação de som e vídeo: Duda Fonseca - Vozes em off: Lázaro Ramos, Harildo Deda, Frank Menezes, Hebe Alves, Rui Mantur e Stephane Bourgade


Serviço:

O quê: Traga-me a cabeça de Lima Barreto - Festival Palco Giratório
Quando: 24 de agosto de 2019, às 20h
Classificação indicativa: Livre
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC)
Rua Marechal Guilherme, 26 - Centro - Florianópolis (SC)
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 20,00 inteira; R$ 10,00 meia-entrada(estudantes, idosos, pessoas com deficiência, menores de 18 anos, doadores regulares de sangue e professores).
**Vendas nas bilheterias dos teatros. Ingressos não numerados.